Perguntas e Respostas Frequentes

De onde vem o óleo de palma usado pela L'OCCITANE?
A L'OCCITANE é uma companhia socialmente responsável e tem o compromisso de limitar o impacto ambiental das suas acções e dos seus produtos. O óleo de palma é principalmente usado na indústria alimentar e, em menor quantidade, nos produtos de beleza (menos de 5% do consumo global). A L'OCCITANE tem consciência que o cultivo das árvores do óleo de palma encoraja os agricultores das regiões florestais da Ásia a substituir o ecossistema natural por plantações de óleo de palma. Foi criada uma mesa de conversação para a produção sustentável de óleo de palma (RSPO), que junta agricultores, processadores de óleo e ONGs como a WWF, para promover métodos de cultivo que ajudem a reduzir a desflorestação e a preservar a biodiversidade. Apesar das dificuldades óbvias associadas à implementação desa iniciativa, e da vigilância que é necessária, a L'OCCITANE apoia a RSPPO através das suas compras das bases dos sabonetes. E mais, estamos a trabalhar ta reabilitar várias vilas de bosques de palma existentes em África de acordo com os princípios do comércio justo e da biodinâmica. A longo termo, gostaríamos de ir ainda mais longe com esta abordagem estrutural e estabelecer uma parceria sustentável com as populações locais através do comércio justo. O nosso laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento está a trabalhar em formas de substituir o óleo de palma usado nas nossas velas por outros óleos. Por fim, enviámos uma carta a todos os nossos fornecedores, comunicando-lhes as nossas preocupações acerca do uso do óleo de palma e a pedir sugestões de produtos alternativos.
O que faz a L'OCCITANE para garantir a produção dos seus ingredientes-chave?
Os ingredientes naturais estão no coração das fórmulas dos produtos L'OCCITANE e aplicamos critérios estrictos e rigorosos de rastreabilidade e qualidade. Para perpetuar a disponibilidade dos nossos produtos, estamos envolvidos nos esforços para preservar algumas espécies raras. Em 2003, a L'OCCITANE lançou a primeira plantação de immortelle na Córsega à escala mundial. Promovemos também cultivo de plantações esquecidas. Em 2004, a L'OCCITANE teve um papel activo no programa para reavivar o cultivo de amendoeiras na Provença, liderado pela administração dos Alpes da ALta Provença. Contribuímos para promover as culturas tradicionais, em particular a da lavanda. Houve um declínio no cultivo da lavanda, e estamos atentos a esta situação.
O que significa desenvolvimento sustentável? O que involve?
Em relação ao desenvolvimento sustentável a nossa política baseia-se no princípio do progresso contínuo das nossas práticas, que ambicionam atingir um equilíbrio ambiental, económico e social. A nossa preocupação com o ambiente reflecte-se particularmente na nossa escolha dos ingredientes e de embalagens amigas do ambiente: Os nossos ingredientes activos são de origem vegetal e, sempre que possível de agricultura orgânica. As nossas embalagens são feitas de materiais reciclados e limitamos o uso desnecessário de material de embalagem. Esta preocupação com o ambiente reflecte-se também através da avaliação constante da nossa forma de trabalhar, com a preocupação de sermos cada vez mais socialmente responsáveis. Por exemplo: 95% dos nossos bens são transportados por terra ou por mar e estamos à procura de novas maneiras de reduzir o impacto ambiental da nossa cadeia de distribuição (estudo para transporte estrada combinado). Existe um plano de viagem para Manosque (partilha de carro, autocarro para os colaboradores). Um plano de poupança de energia está em vias de ser implementado em todos os sítios (sensores de presença, luzes de baixo consumo, aumento da cosnciência do uso da energia dos nossos colaboradores). Na L'OCCITANE, desenvolvimento sustentável é também acerca da responsabilidade económica e social da companhia. Em relação aos nossos fornecedores: pedimos a todos os nossos fornecedores para assinar o nosso código de ética e damos início a uma relação sustentável com eles. Por vezes, pode envolver um trabalho junto num projecto de co-desenvolvimento, como é o caso dosgrupos de mulheres do Burkina Faso, que nos fornecem manteiga de karité. Em relação aos nossos colaboradores: que podem agora ter acesso ao capital da L'OCCITANE através do esquema de partilha de lucro da companhia. O diálogo social é também muito importante (reuniões com o pessoal, questionários de satisfação dos colaboradores). Temos planos para uma creche em Manosque. Em relação à sociedade: como maior empregador privado da região de Manosque, a L'OCCITANE contribui para a integração ocupacional de pessoas desenquadradas (com deficiências, sem qualificações, etc.). Esta responsabilidade social para com a sociedade é também expressa através de projectos apoiados pela Fundação L'OCCITANE em benefício dos invisuais, mulheres de países pobres, e para a preservação do conhecimento da natureza.
A L'OCCITANE usa embalagens recicláveis nos seus produtos? Que acções toma a L'OCCITANE para proteger o ambiente?
A nossa preocupação para com o ambiente conduziu-nos ao uso de embalagens recicláveis e amigas do ambiente (cartão, vidro, plástico reciclével, alumínio) e uma quantidade mínima de material de embalagem desnecessária. Tentamos usar papel ou cartão baseados numa abordagem ecológica: papel craft produzido através da limpeza das florestas, papel com o rótulo Ecolabel, papel reciclado produzido com algas retiradas das lagoas de Veneza, e papel ou cartão reciclados.
Em que país estão a desenvolver um programa de comércio justo?
Há mais de 20 anos que compramos a nossa manteiga de karité ao Burkina Faso, África, com uma abordagem de comércio justo. Resultado: estabelecemos uma parceria com mais de 11 000 mulheres; compramos manteiga de karité que é produzida no local - o que torna financeiramente mais recompensadora para estas mulheres que a compra das nozes de karité, não processadas. No ano de 2007, comprámos mais de 330 toneladas de manteiga de karité, ou seja, 75% da mnteiga de karité produzida para a indústria de beleza e exportada pelo Burkina Faso. Pré-financiamos 80% as nossas encomendas (o comércio justo obriga a um pré-financamento de 30%) para que estes grupos tenham forma de se equipar e comprar nozes de karité. Monitorizamos regularmente a produção e as necessidades destas cooperativas, com visitas anuais.
Em que programas de apoio é que a L'OCCITANE está envolvida com os produtores locais da sua região?
Há mais de 30 anos que apoiamos os métodos de produção tradicionais e procuramos fornecimento directamente dos produtores locais: cooperativas da Alta Provença para óleo essencial de lavanda AOC, o moinho de óleo em Gard para o óleo de amêndoa, o moinho da Alta Provença para o óleo de oliva orgânico AOC, e um produtor-destilador na Córsega para o óleo essencial de Immortelle. O rótulo de origem controlada AOC é usado para o produto de uma região ou lugar específicos, cuja qualidade ou características são essencialmente determinadas pela sua área geográfica. Resulta da combinação de um método de produção e do terreno, expressos através do conhecimento do homem.
Porque é que os produtos L'OCCITANE têm Braille?
Tomámos algumas acções para ajudar as pessoas com deficiência visual, incluindo: o uso de rótulos em Braille nos nossos produtos desde 1996 para que os invisuais possam ter acesso a estes, e em Inglês, para que seja entendido por um número maior de consumidores. A criação da associação Provence dans tous les sens (Todos os sentidos da Provença) pelos colaboradores da L'OCCITANE, que introduz as crianças com deficiência visual ao mundo da criação de fragrâncias. O nosso apoio financeiro à ORBIS (www.orbis.org) - uma organização internacional não-governamental que combate a cegueira nos países em desenvolvimento através da formação, prevenção e tratamento.
Os produtos L'OCCITANE são testados em animais?
Desde a criação da companhia em 1976, optámos por não testar os nossos produtos em animais. Como reflecção desta abordagem, nunca usamos produtos de origem animal, com a excepção dos produtos da colmeia (mel, geleia real, propólis) eestamos entre os primeiros a indicar este compromisso por escrito nos nossos produtos. Usamos e encorajamos o desenvolvimento de métodos de teste alternativos, tanto para nós, como para os nossos fornecedores. As matérias primas que usamos nos nossos produtos não são testadas em animais, incluindo os nossos ingredientes activos principais (óleos essenciais, manteiga de karité, mel, etc.) A L'OCCITANE assinou um acordo internacional com a One Voice (http://www.one-voice.fr/fr/page/label-one-voice) Este acordo representa um compromisso contra o uso de testes em animais de produtos finais e um compromisso de usar ingredientes antigos, conhecidos, ou novos ingredientes que foram testados através de métodos alternativos. Para fortalecer este acordo no futuro, a L'OCCITANE é um membro da PETA, que junta 600 companhias que têm o compromisso de não testar os nossos produtos em animais.
Os produtos L'OCCITANE são eficazes na pele?
Sim. Investimos na pesquisa e testamos a eficácia dos nossos ingredientes activos. Os resultados desta pesquisa são patenteados. Avaliamos a eficácia das nossas fórmulas através de testes in vitro ou testes em voluntários, bem como através do uso de testes para as fórmulas de cuidados de rosto.
Como são obtidos os óleos essenciais e os extractos?
Os nossos óleos essenciais são obtidos através da destilaçãoa vapor das plantas (troncos, flores, raízes, cascas de árvore, etc.) Durante o processo de destilação, o vapor passa pelo material vegetal. Quando arrefece, liberta o óleo essencial e a água floral (também conhecida por hidrolat ou hidrodol). Os nossos extractos são obtidos através de diferentes métodods de extracção (maceração, infusão, etc.), processando a planta numa solução, que pode depois ser reduzida à consistência desejada, líquida ou seca, através da evaporação
Como são formuladas as fragrâncias?
As nossas fragrâncias são compostas à volta de um coração de essências e obedecem a restrições de componentes sintécticos (nomeadamente os ftalatos) e alergénicos.
O que é exactamente um ingrediente orgânico?
Um ingrediente orgânico é um ingrediente derivado de agricultura orgânica e que, sob legislação Europeia em vigor desde 1991, tem de obedecer a algumas regras básicas, incluindo: respeito pelo ecossistema através do uso de métodos de cultivo e reprodução que lutam por manter o equilíbrio natural, sem o uso de fertilizantes e pesticidas químicos ou herbicidas sintécticos, sem o uso de organismos geneteicamente modificados (GMOs), inspecção obrigatória por entidades de certificação orgânica - o que se aplica tanto aos produtores como aos prcessadores de produtos orgânicos, rastreabilidade até à área de origem da planta, independentemente do país de produção. Em paralelo, e numa escala internacional, os regulamentos do NOP (Programa Nacional Orgânico) foram introduzidos nos Estads Unidos em 2002, enquanto o JAS (Padrão de Agricultura do Japão) foi introduzido no Japão em 2000.
Qual é a percentagem de ingredientes orgânicos nos vossos produtos de beleza orgânicos?
Um produto de beleza orgânico tem de cumprir regulações estrictas definidas pelas agências de certificação Europeia e Americana, incluindo a Ecocert, BDIH, USDA, Soil Association Nature et Progrès, etc. Os produtos orgânicos da L'OCCITANE cumprem os regulamentos da Ecocert, limitando a uma lista de ingredientes autorizados e cumprindo: um mínimo de 95% dos ingredientes são ingredintes naturais ou de origem natural; um mínimo de 95% do total dos ingredientes vegetais são certificados orgânicos; um mínimo de 10% do total dos ingredientes são certificados orgânicos.
Qual é a diferença entre orgânico e natural? O que é exactamente um produto de beleza orgânico?
Ingredientes cosméticos de origem natural são derivados de elementos encontrados na Natureza e não na química. Um produto de beleza orgânico tem de cumprir padrões ainda mais rigorosos que as regulações convencionais para os produtos cosméticos. Estes padrões garantem o respeito pelo ambiente ao longo da cadeia de produção, respeito pelo consumidor, e uma ênfase positiva nas substâncias naturais de qualidade ecológica superior. Os nossos produtos de cosmética orgânicos cumprem as especiifcaçõe do rótulo BIO da Ecocert, que dita padrões de qualidade mais elevados para produtos cosméticos feitos com substâncias naturais. A Ecocert é uma entidade de certificação independente que produziu uma lista autorizada de ingredientes neste caso e obriga a: um mínimo de 95% dos ingredientes são ingredintes naturais ou de origem natural; um mínimo de 95% do total dos ingredientes vegetais são certificados orgânicos; um mínimo de 10% do total dos ingredientes são certificados orgânicos. As fragrâncias ou corantes sintécticos, os silicones e os óleos minerais são proibidos. Apenas alguns ingredientes sintécticos essenciais são autorizados quando não existe alternativa natural disponível.
Porque é que a L'OCCITANE não faz todos os seus produtos orgânicos?
A nossa abordagem aos produtos de beleza orgânicos é realista. Gostaríamos de desenvolver esta oferta em colaboração com a Ecocert, mas temos de ter em consideração algumas contrariedades existentes: a disponibilidade de recursos de agricultura orgânica, conseguir manter as qualidades cosméticas de sensoriais de um produto, e conseguir obter a fórmula mais eficaz. A nossa linha completa de produtos irá manter sempre os padrões mais elevados em termos de perfomance, qualidade e segurança.
Os produtos orgânicos são hipoalergénicos?
As fórmulas certificadas orgânicas contêm muitas vezes um certo número de substâncias potencialmente alergénicas, devido à sua elevada concentação de óleos essenciais e águas florais. Assim sendo, não podem ser consideradas hipoalergénicas.
Os produtos orgânicos são mais indicados para peles sensíveis?
As fórmulas certificadas orgânicas contêm muitas vezes um certo número de substâncias potencialmente alergénicas, devido à sua elevada concentação de óleos essenciais e águas florais. Assim sendo, podem não ser adequadas para todos os tipos de pele. É esta a razão porque as fórmulas orgânicas têm de ser submetidas a vários testes rigorosos para assegurar que são totalmente seguras.
Qual é a percentagem de ingredientes naturais nos produtos L'OCCITANE?
Alguns dos nossos produtos são 100% de origem natural (o Concentrado Regenerador Muito Precioso com óleo essencial de Immortelle, a Manteiga de Karité pura, o Bálsamo Mamã Bebé, etc.). A grande maioria dos nossos produtos contém mais de 90% de ingredientes naturais ou ingredientes de origem natural. Os nossos ingredientes de origem natural estão indicados nas nossas embalagens com duas estrelas ** na secção da composição do produto.
Como é que podemos dizer que os produtos são naturais quando têm ingredientes sintécticos?
Tentamos usar ingredientes de elevada qualidade, naturais, rastreáveis (origem controlada AOC, agricultura orgânica), que compramos de redes de agricultura locais ou de programas de desenvolvimento sustentável. No entanto, para criar um produto que oferece o nível mais elevado de segurança e performance, podemos utilizar moléculas sintécticas (escolhendo sempre o lado mais seguro) quando não existe uma alternativa natural eficaz disponível.
Um produto pode não ter conservantes? Se sim, como se conserva e mantém puro?
Os conservantes são moléculas que previnem a contaminação das fórmulas cosméticas. As fórmulas que não contêm água como a manteiga de karité pura, o bálsamo mamã e bebé ou o óleo de banho e massagem não precisam de conservantes. As fórmulas que contêm água precisam de conservantes para que possam ser utilizadas em condiç~es normais (guardadas na casa-debanho, contacto diário com as mãos do utilizador, etc.). A nossa linha de karité algodão para pele sensível não tem conservantes. Para esta linha, limitámos o número de ingredientes, e seleccionámos matérias-primas especificamente pela suapureza e propriedades de conservação (glicerina, alcaçuz, bisabolol...). Os frascos protectores também garantem um máximo de protecção destas fórmulas.
O que são parabenos?
Os parabenos são conservantes. Na L'OCCITANE, utilizámos sempre parabenos em doses muito pequenas (entre 0,3% e 0,5%) em conjunto com óleos essenciais activos, para prevenir a proliferação de bactérias. A legislação internacional permite um máximo de 0,8%. Sendo uma companhia que escolhe sempre o lado da segurança, substituímos os parabenos sempre que possível por outros conservantes cujos riscos toxicológicos tenham sido profundamente investigados. Desde 2005, a maioria dos nossos novos produtos foram formulados sem parabenos. Hoje em dia, aproximadamente 80% dos nossos produtos não têm parabenos.
Qual é a vossa abordagem aos parabenos e conservantes?
Os conservantes são moléculas que previnem a contaminação das fórmulas cosméticas. Todas as fórmulas precisam de conservantes para que possam ser utilizadas em condições normais (guardadas na cas-de-banho, contacto diário com as mãos do utilizador, etc.). Agimos sempre com caução, usando conservantes em doses inferiores às autorizadas pela legislação de todos os países e, sempre que possível, incluímos óleos essenciais com propriedades antimicrobiais nas nossas fórmulas para ajudar a conservar mais os produtos. Presentemente, os parabenos estão sob escrutíno desde um estudo Britânico controverso que revelou uma potencial ligação entre parabenos e cancro. Assim, tendo em conta esta questão, asseguramo-nos que nos mantemos a par dos últimos estudos e da posição tomada pelos organismos mundiais de regulação dos produtos cosméticos . Sendo uma companhia que opta sempre pelo lado da segurança, substituímos sempre que possível os parabenos por outros conservantes cujos riscos toxicológicos foram profundamente investigados.
Os produtos L'OCCITANE são seguros para a pele?
Para assegurar os nossos consumidores de que podem usar os nossos produtos nas melhores condições, colocamos o prazo de validade nos produtos para peles sensíveis (produtos para bebés) ou nos produtos orgânicos. Os outros produtos, com uma durabilidade de mais de 30 meses, não precisam de ter o prazo de validade. Neste caso, o símbolo de Período Depois de Aberto (PAO) aparece no produto e indica o número de meses em que o produto pode ser usado com máxima eficácia, depois de aberto, em condições normais de utilização. Este símbolo não aparece em produtos onde não existe risco de deterioração (eau de toilette, amostras, etc.)
Por quanto tempo posso guardar o meu produto L'OCCITANE?
Para assegurar os nossos consumidores de que podem usar os nossos produtos nas melhores condições, colocamos o prazo de validade nos produtos para peles sensíveis (produtos para bebés) ou nos produtos orgânicos. Os outros produtos, com uma durabilidade de mais de 30 meses, não precisam de ter o prazo de validade. Neste caso, o símbolo de Período Depois de Aberto (PAO) aparece no produto e indica o número de meses em que o produto pode ser usado com máxima eficácia, depois de aberto, em condições normais de utilização. Este símbolo não aparece em produtos onde não existe risco de deterioração (eau de toilette, amostras, etc.)
Posso guardar os meus produtos no frigorífico?
Pode guardar os seus produtos no frigorífico, se assim o desejar; irão durar mais tempo. E, uma vez que o facto do produto estar frio melhora a microcirculação da pele, aumenta também a penetração dos ingredientes activos para que tenham um efeito imediato. No entanto, os produtos que contêm ceras ou óleos vegetais podem começar a ficar esbranquiçados a temperaturas abaixo dos 10ºC. Este facto não é um problema: à temperatura ambiente, os produtos voltam a ficar novamente mais límpidos e as propriedades da fórmula não são afectadas.
Porque é que os meus produtos ficam esbranquiçados?
Alguns dos produtos que contêm uma concentração elevada de óleos ou ceras vegetais podem ficar esbranquiçados a uma temperatura inferior a 10ºC. Os produtos voltam a ficar límpidos à temperatura ambiente e as propriedades da fórmula não são de todo afectadas.
O que significa hipoalergénico? Os produtos da L'OCCITANE são hipoalergénicos?
Um produto é hipoalergénico quando foi formulado para minimizar o risco de reacções alérgicas. É este o caso da linha de Karité Algodão e de alguns produtos, como o Bálsamo Mamã Bebé.
Os produtos da L'OCCITANE são vegan?
Sim, uma vez que não usamos produtos ou subprodutos animais, excepto no caso dos produtos retirados da colmeia, como o mel oua geleia real.
A manteiga de karité orgânica é refinada?
A nossa manteiga de karité passa por um processo físico de filtragem que cumpre os requisitos padrão da Ecocert e preserva todas as propriedades da manteiga.
Porque é que alguns dos produtos de rosto contêm protectores minerais?
Durante vários anos, a L'OCCITANE tem efectuado pesquisas acerca da utilização de filtros minerais em vez de filtros químicos, com o objecivo de oferecer uma protecção solar eficaz, reduzir o risco de reacções alérgicas e encontrar a solução mais segura. Os pigmentos minerais formam um escudo invisível na superfície da pele que deflecte os raios prejudiciais enquanto deixam a pele respirar. Eles oferecem uma protecção do sol porque reflectem fisicamente os raios UV. Desta forma, diferem dos filtros químicos (moléculas que aborvem os raios solares). As vantagens primárias dos filtros solares minerais são: foto-estabilidade (pigmentos inertes que garantem uma protecção que não diminui com o tempo); tolerância cutânea optimal; protecção imediata após a aplicação na pele (devido à cobertura física). A fórmula do Creme Protecção Preciosa da Immortelle contém filtros solares minerais para uma protecção eficaz contra os danos provocados pelo sol.
Qual é a diferença entre sulfato de sódio laureth e sulfato de sódio lauryl? Porque é que estes ingredientes são utilizados, se são considerados perigosos?
SLES (Sulfato de Sódio Laureth): composto etoxilado não perigoso. A controvérsia que gira à volta do SLES está ligada ao processo que se usa para obter o SLES, que envolve um gás altamente reactivo, chamado óxido de etileno. No entanto, através do controlo deste processo, bem como do passo da purificação, pode eliminar-se quaisquer vestígios desta substância intermédia no produto final. A etoxilação oferece a vantagem de produzir um surfactante mais suave que outra versão não-etoxilada idêntica. SLS (Sulfato de Sódio Lauryl): Se usado directamente na pele, este surfactante tem um efeito secante e irritante. No entanto, os nossos géis de duche e champôs são criados com fórmulas sofisticadas e incluem vários tipos de agentes espumantes, incluindo o Sulfacto Lauryl TEA - outra forma de Sulfacto Lauryl. Esta combinação com outros surfactantes torna estes produtos mais suaves na pele e no cabelo.
Os desodorizantes da L'OCCITANE contêm sais de alumínio?
A L'OCCITANE usa sais de alumínio e óleos essenciais nos seus dois desodorizantes roll-on: os roll-on da Aromacologia e da linha L'Occitan. Um estudo recente feito por oncologistas profissionais (publicado em Setembro de 2008 no jornal Bulletin du Cancer) refutou a hipótese levantada nos últimos anos que liga os sais de alumínio ao cancro da mama. No entanto, temos podutos alternativos sem sais de alumínio, como o Stick Desodorizante Eau des Baux e a Pedra D'Alum, que é feita de pó cristalino natural, quimicamente inerte. A Pedra de Cristal da L'OCCITANE, uma pedra 100% de alúmen com propriedades adstringentes e purificantes, actua como um desodorizante natural.
O que é pedra de alúmen?
A pedra de aúmen é um pó cristalino natural derivado de alumina e de xisto de alúmen, que são óxidos e hidróxidos de alumínio. São quimicamente inertes (ou seja, não são reactivos), por isso não existe risco do alúmen libertar alumínio. A Pedra de Cristal Desodorizante da L'OCCITANE é 100% pedra de alúmen e actua como desodorizante natural graças às suas propriedades purificantes e adstringentes.
Porque é que descontinuaram este produto?
Desde a sua criação, a L'OCCITANE en Provence procura oferecer aos seus clientes os melhores produtos em termos de inovação, performance e naturalidade. Fiel a estes três valores e guiada por uma abordagem de progresso constante, a nossa marca lança constantemente novos produtos e tenta satisfazer o bem-estar e as necessidades de eficácia da maioria das mulheres. Mas para conseguir inovar e lançar novos produtos, temos por vezes de desistir de outros que gostamos particularmente. Estas escolhas não são fáceis e essa é a razão pela qual tentamos sempre que possível, substituir os produtos descontinuados por outros com propriedades cosméticas semelhantes e de alta performance.
A partir de quando devemos começar a usar um produto de rosto para combater os primeiros sinais de envelhecimento?
A sua pele começa a enfraquecer a partir dos 25 anos de idade. Nesta altura, recomendamos que use produtos com uma acção preventiva.
É importante usar um produto de rosto específico para os olhos?
A pele à volta dos olhos é mais fina, mais frágil, e fica mais facilmente marcada que a pele do resto do rosto. Por esta razão, é preferível usar um produto de cuidados de rosto que foi especificamente formulado para a área dos olhos, como o Roll On Olhos de Angélica, o Bálsamo de Olhos Immortelle ou o Bálsamo de Olhos Ultra Rico de Karité. Estes produtos não têm fragrância, corantes e são oftalmologicamente testados.
É mesmo importante usar um creme de noite?
A noite oferece um ambiente favorável para a sua pele. Durante o dia, a sua pele está no modo defesa e exposta a elementos ambientais agressivos (poluição, fumo, radiação UV, alterações de temperatura). À noite, deixa de ser este o caso e a pele fica mais receptiva aos produtos de cuidados de rosto, por isso pode procupar-se em proteger a sua beleza.
Que produtos são recomendados para grávidas?
Durante a gravidez, a pele torna-se mais seca e fica sujeita a um stress mecânico que não é habitual e por isso, em 60% a 80% dos casos, pode levar ao aparecimento de estrias. Para manter a pele suave e prevenir o aparecimento de estrias, é essencial usar produtos que nutrem e dão firmeza para melhorar a elasticidade da pele. Neste caso, o Bálsamo Mamã e Bebé da Karité ou alguns produtos da linha de Amêndoa são recomendados. Produtos que contêm óleos essenciais ou uma concentração elevada de mentol, cânfora ou eucalipto não são recomendados durante a gravidez. Quando um produto não é aconselhado para ser usado durante a gravidez, vem indicado nas precauções no rótulo do produto.
Que produtos são recomendados durante a amamentação?
A pele do busto requer um cuidado diário para se manter elástica, por isso é importante usar um produto nutritivo como o Bálsamo Mamã Bebé da Karité. Evite apenas aplicar produtos antes de amamentar, e não aplique produtos no mamilo ou na aréola. Quanto ao uso de produtos que contêm óleos essenciais, as recomendações e as precauções são as mesmas aplicadas a grávidas.
Que produtos podem ser usados por crianças?
Os produtos para pele sensível da linha de Karité Mamã Bebé são ideais para proteger e nutrir a pele frágil das crianças, que não se podem defender totalmente contra os danos físicos e químicos a que estamos expostos diariamente. As precauções estão descritas nos rótulos dos nossos produtos que não devem ser utilizados por crianças como é o caso de alguns produtos feitos com óleos essenciais.
Os homens podem usar os produtos L'OCCITANE?
A L'OCCITANE desenvolveu uma linha de produtos para homens que são adaptados à sua pele e necessidades específicas: a linha CADE. Os produtos desta linha podem, claro, ser usados com qualquer outro produto L'OCCITANE. Todos os nossos produtos são muito suaves para qualquer tipo de pele - até a pele mais sensível.
Tenho pele sensível: que produtos de rosto posso usar?
O Creme Ultra Suave da linha de Karité foi especialmente formulado para pele sensível. Suaviza a pele e reduz as irritações.
As velas perfumadas da L'OCCITANE são seguras para ser usadas?
Sim, são. A informação e as precauções para utilização são dadas na embalagem do produto para que possa ser usado de forma fácil e segura. Os produtos para casa foram alvo das notícias devido às preocupações associadas ao facto de os queimarmos. Tendo isto em consideração, a L'OCCITANE encabeçou um projecto em junção com outras companhias de produtos para casa da região, bem como com perfumistase um laboratório universitário de pesquisa. Isto deve terminar com a criação de um padrão internacional para o fumo produzido por estes produtos.
O que significa este símbolo, usado nos produtos de fragrância para casa?
De acordo com os egulamentos Europeus para produtos de fragrância para casa, este símbolo de inflamabilidade é usado para indicar que o produto não pode ser colocado perto de uma fonte de calor. Coloca-se um símbolo com relevo para que os invisuais fiquem informados das precauções que devem ter.
O que significa o triângulo nos produtos de casa?
Tal como o símbolo de inflamável, este triângulo é um aviso táctil que informa os cegos e as pessoas com deficiência visual que precauções devem ser tomadas ao usar este produto. É colocado para completar a informação dada em Braille na nossa embalagem.
Porque é que os rótulos dos produtos de beleza não têm as mesmas frases que os produtos de casa?
Os produtos de casa e os produtos de beleza não se regem pelos mesmos regulamentos. Uma vez que estes produtos são usados de maneira diferente, não são sujeitos às mesmas exigências de rotulagem.